EXTENSÃO À EMPRESAS

PROF. EDSON DE O. PAMPLONA

[Engenharia Econômica I] [Engenharia Econômica II] [Custos Industriais]
[Contabilidade Gerencial] [Avaliação de Projetos]

Consultor e instrutor em várias empresas, entre elas, CSN, CVRD, Petrobras, BR Distribuidora, Banco do Brasil, COBRAPI, Telebras, CPqD, Telemig, Cemig, Furnas, Light, Chesf, Escelsa, TBG, Metrô SP, IGEL, IBAPE

 

Cursos programados

Curriculum
Pesquisas
Ensino

Downloads
Links

Engenharia Econômica I
Engenharia Econômica II
Custos Industriais
Contabilidade Gerencial
Avaliação Econômica de Negócios

 

Consultorias

 

Implantação de sistemas de custos
Análise de custos
Análise de investimentos
Avaliação de empresas
Elaboração de projetos de financiamentos
Perícias judiciais na área financeira

 

ENGENHARIA ECONÔMICA I
DURAÇÃO - 36 Horas
DATA - 28/05 a 01/06/2007       e       10/09 a 14/09/2007
LOCAL - Rua Cel Rennó, 7 - Itajubá, MG
INSCRIÇÕES - 035 36293500 -
fupai


INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
Destina-se a engenheiros, economistas, administradores e técnicos que atuam (ou desejam atuar) na área de decisões de investimento. O curso de Engenharia Econômica I, atualizado constantemente, mas já com tradição de 23 anos, é ministrado por profissionais com títulos de doutorado e grande experiência na área e visa capacitar os alunos para tomada de decisão sobre alternativas de investimentos sob o ponto de vista econômico e financeiro.

Com o objetivo de formação, e não apenas informação, o curso se utiliza de exemplos reais e de intenso uso de recursos computacionais, como planilhas eletrônicas e softwares específicos de avaliação de investimentos. O curso será ministrado com todos os recursos atuais de multimídia, com um computador disponível para cada treinando. Os conceitos de Engenharia Econômica serão usados, entre outras aplicações, na avaliação de negócios para aquisição, fusão, concessão de crédito, dação em pagamento, escolha entre alternativas de investimentos em equipamentos, financiamentos. Estudos de casos reais serão realizados

CONTEÚDO

1. Introdução - princípios básicos e utilização da Engenharia Econômica nas maiores empresas do país.

2. Matemática Financeira - conceitos de juros, fluxo de caixa, fatores de equivalência, taxas efetivas, nominais e equivalentes.

3. Análise de alternativas de Investimentos - critérios Valor Presente Líquido, Valor Anual, Taxa Interna de Retorno e Pay-Back. Taxa Mínima de Atratividade. Análise Incremental e a modificação de fluxos com mais de uma inversão de sinal.

4. Circunstâncias específicas - projetos com vidas diferentes, com vidas infinitas e restrição de capital - orçamento de capital e priorização de investimentos.

5. Influência do imposto de renda - Conceito da depreciação de equipamentos e outros ativos imobilizados. A atratividade após a consideração do imposto de renda e da contribuição social.

6. Financiamentos - Sistemas de amortização PRICE, SAC e por Cupons. Carência. Consideração do capital de terceiros nos fluxos de caixa e a Alavancagem Financeira

7. Análise de sensibilidade – Cenários, sensibilidade e avaliação de pontos críticos.

8. Análise de Investimentos sob condições de inflação - A influência das elevações de preços diferenciadas dos diversos elementos que compõem um fluxo de caixa.

9. Análise da viabilidade econômica de um projeto industrial - aplicação dos conhecimentos obtidos em um projeto industrial, elaborado pelos próprios treinandos

Uso de "software" de engenharia econômica (cedido aos participantes).

 

ENGENHARIA ECONÔMICA I I
DURAÇÃO - 36 Horas
DATA - 26/11 a 30/11/2007
LOCAL - Rua Cel Rennó, 7 - Itajubá, MG
INSCRIÇÕES - 035 36293500 -
fupai


INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
Destina-se a engenheiros, economistas, administradores e técnicos que desejam se aperfeiçoar-se na área de decisão sobre investimentos. Tem o objetivo de completar estudos de Engenharia Econômica, abordando tópicos modernos e de larga aplicação atual.

O curso de Engenharia Econômica II, já com tradição de 20 anos, visa o aprofundamento nas técnicas de Engenharia Econômica, complementando conhecimentos já obtidos em cursos introdutórios da área. O objetivo do curso é que o aluno domine as técnicas apresentadas, obtendo uma base sólida para tomada de decisão sobre investimentos, considerando todo o ambiente de risco e incerteza que cerca este tipo de análise. Os treinandos analisarão casos reais e de simulação.

CONTEÚDO

1. Introdução; 2. Considerações Sobre Critérios de Decisão; 3. Análise de Investimento em Situação de Incerteza: A Natureza das Incertezas, Métodos de Decisão em Condições de Incerteza, Análise de Sensibilidade, Métodos Baseados na Teoria dos Jogos; 4. Método de Análise Hierárquica (AHP); 5. Introdução à Programação Linear; 6. Análise de Investimento em Situação de Risco: Probabilidade da Inviabilidade de Investimentos, Simulação de Monte-Carlo; 7. Árvores de Decisão; 8. Opções Reais; 9. Determinação da Taxa Mínima de Atratividade pelo WACC e CAPM

 

AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE NEGÓCIOS
DURAÇÃO - 36 Horas
DATA - a combinar com empresa
LOCAL - a combinar
INSCRIÇÕES - 035 36293500 -
fupai


INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
Dirigido a pessoas que atuam ou venham a atuar em elaboração, gestão e avaliação de projetos e unidades de negócios. Tem como objetivo fornecer de maneira prática, aos participantes, os componentes relacionados à elaboração, implementação, controle e avaliação de projetos empresariais. Os projetos podem ser de todas as áreas, ou seja, industrial, comercial e serviços. O curso será exposto através de recursos multimídia, com uso de programas Powerpoint, Excel e programa específico. Serão utilizados casos práticos para análise, bem como casos das empresas participantes. Este curso pode ser oferecido "in company", analisando casos específicos a partir de informações fornecidas antecipadamente. Os participantes deverão portar calculadora.

CONTEÚDO
Introdução (Estrutura e Etapas de um Projeto). Análise de Mercado: sistema de informação de marketing; pesquisa mercadológica; previsão de demanda. Investimento, Custo e Despesas: classificação de custo; esquema de distribuição de custos; custos para decisão; custeio ABC. Financiamento para Projetos. Planejamento de Lucro e Análise Econômica e Financeira: demonstrações financeiras; análise de demonstrações financeiras (índices); demonstrações financeiras projetadas. Planejamento de Caixa: orçamento de caixa; necessidades de capital de giro; análise de fluxo de caixa. Projeto (Exercício Exemplo).

 

CUSTOS INDUSTRIAIS
DURAÇÃO - 24 Horas
DATA - 11/06 a 13/06/2006
LOCAL - Rua Cel Rennó, 7 - Itajubá, MG
INSCRIÇÕES - 035 36293500 -
fupai

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
Objetiva-se fornecer aos participantes os conceitos do sistema tradicional de custos e do sistema de custos baseados em atividades, além de enfatizar a importância do uso de sistemas de custos no gerenciamento da empresa.

CONTEÚDO
Conceitos e objetivos dos sistemas de custos. Classificação de custos. Esquema básico da contabilidade de custos. Departamentalização e centros de custos. Apropriação dos custos indiretos. Materiais diretos. Mão-de-obra direta. Produção por ordem. Produção contínua. Custeio direto. Análise custo-volume-lucro. Custo-padrão. Sistema de custos ABC. Relação entre ABM e BSC

 

CONTABILIDADE GERENCIAL - ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
DURAÇÃO - 16 Horas
DATA - a combinar com a empresa
LOCAL - Rua Cel Rennó, 7 - Itajubá, MG
INSCRIÇÕES - 035 36293500 -
fupai

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
O objetivo é capacitar os participantes para analisar demonstrações financeiras de uma empresa auxiliando-os na tomada de decisão. Aulas expositivas e de exercícios.

CONTEÚDO
Introdução. Demonstrações financeiras de importância: balanço patrimonial, demonstrações de resultados, demonstrações de origens e aplicações de recursos. Análise horizontal, vertical e horizontal e vertical combinadas. Análise dos índices de liquidez, endividamento, rentabilidade e eficiência operacional. Análise final e conclusões.

 


Sugestões ou dúvidas click aqui pamplona@unifei.edu.br